As possíveis causas são fungos como o pityrosporum ovale que é mais propenso nas áreas com muitos pêlos do corpo, fatores hormonais e alimentação errada, com excesso de gordura, doce ou álcool. O stress também é um possível fator para o aparecimento da caspa. Mudanças bruscas de temperatura também podem agravar o quadro.
A caspa se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam. Ela pode ser seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborréia. A dermatite seborréica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas.
Intensidade
- Leve – Pequenos flocos esbranquiçados junto ao couro cabeludo, próximos à raiz dos fios, visíveis somente com raspagem ou escovação.
- Moderada – Os flocos se encontram soltos entre os fios, sendo visíveis naturalmente — sem qualquer processo como raspagem ou escovação.
- Intensa – Descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e visíveis na superfície do cabelo e sobre os ombros do indivíduo.
Tratamento
Não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborréica, mas existem medicamentos específicos para a pele e couro cabeludo capazes de controlar os sintomas. Entre os mais conhecidos estão:
- sulfeto de selênio;
- piritionato de zinco;
- corticóides;
- cetoconazol;
- ácido alfa-hidróxido (AHA)
Estes podem ser usados sob a forma de xampus, condicionadores ou tônicos capilares, com resultados bastante positivos no controle da caspa. É importante também deixar o shampoo agir no couro cabeludo por cerca de 5 minutos antes de enxaguar para aumentar a absorção dos ingredientes ativos.
Um dos cuidados básicos para quem tem caspa é o de reforçar ainda mais a higiene. As pessoas não podem deixar de lavar periodicamente os cabelos, pois a higienização capilar é realmente fundamental. A lavagem contribui muito para a remoção de agentes poluidores como poeira e elimina a oleosidade excessiva.
Outro recurso importante para os indivíduos com caspa é o de tentar seguir uma dieta mais saudável.
Assim, incluir frutas, legumes e alimentos protéicos, assim como evitar o uso de gorduras animais e açucares em excesso, ajuda o corpo a se tornar mais saudável e contribui para a melhoria do problema. Uma alimentação equilibrada é uma grande aliada, pois a caspa também tem relação com desnutrição e distúrbios digestivos.
Vinagre de Maçã
Misturar em iguais proporções vinagre e água num frasco de spray e pulverizado directamente sobre os cabelos e couro cabeludo. Deixar actuar durante 15 minutos antes de lavar a cabeça. Este tratamento deve ser feito 2 vezes por semana.
Óleo de Coco Natural
Um dos melhores tratamentos para a caspa, ajuda a reduzir a comichão e a normalizar o couro cabeludo.
Para prevenir
• Aplique condicionadores apenas nas pontas dos cabelo
• Evite contato com água muito quente,
• Enxágüe abundantemente os cabelos após a lavagem
• Use roupas de algodão ou tecidos naturais que ajudam a pele respirar caso o problema seja no corpo
• Evite coçar e machucar a região afetada
• Em climas muito secos use vaporizadores no quarto durante a noite e hidratantes leves (indicados para peles oleosas)
• Nos bebês óleo mineral é recomendado para remover a descamação.
• Caso perceba que algum alimento costuma desencadear as crises, evite o seu consumo.
Importante
Se essas medidas não estiverem sendo suficientes para controle da caspa é hora de procurar um médico que pode receitar um tratamento com prescrição com ingredientes mais potentes para controle da doença.
Medicação
Nos casos leves de caspa, você pode usar um shampoo e loção receita para nutrir a pele.
Em casos graves, o médico pode prescrever: Shampoos com alcatrão ou cremes couro cabeludo com cortisona.
Para aplicar a medicação, separe os fios de cabelo e esfregue vigorosamente a pomada ou loção no couro cabeludo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário